8 exames laboratoriais que devem ser feitos anualmente

#laboratoriosolucao #sc #itajaí #soluçãocentraldiagnóstica #exames #examesperiodicos #exameslaboratoriais


Realizar exames laboratoriais anualmente é essencial para manter a saúde em dia e diagnosticar precocemente possíveis doenças. Normalmente, esse check-up deve ser realizado uma vez por ano, junto com outros exames clínicos e de imagem, entretanto, em pessoas com algumas patologias específicas, este tempo pode ser menor.


Confira abaixo uma lista com oito exames laboratoriais que você não pode ignorar e que devem ser feitos de forma periódica:


HEMOGRAMA

Analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades de componentes no sangue, como: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (coagulação sanguínea).


GLICEMIA EM JEJUM

Mede o nível da glicose na circulação sanguínea, podendo identificar casos de diabetes e pré-diabetes, além de ser importante para o controle de quem já possui esses diagnósticos.


COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS

Medem os níveis de gorduras no sangue que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC (derrame).


UREIA E CREATINA

Avaliam o funcionamento dos rins e identificam alterações de forma precoce, mesmo quando assintomáticas.


TGO (AST) E TGP (ALT)

Quantificam as enzimas TGO e TGP e avaliam o funcionamento do fígado. Podem estar alteradas na vigência de lesões musculares, doença celíaca, hipotireoidismo, pancreatite e infarto, porém, não são específicas para o diagnóstico destas doenças.


TSH E T4 LIVRE

Avaliam o funcionamento da glândula tireoide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.


ÁCIDO ÚRICO

Os cristais de ácido úrico podem acumular-se em articulações e nos rins causando gota, cálculos renais e até insuficiência renal. A elevação das dosagens é frequentemente associada a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.


EXAMES DE URINA

Serve para analisar as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças. Também são realizadas dosagens de glicose, bilirrubinas e outras substâncias que auxiliam no diagnóstico de doenças sistêmicas.