O que é a trombocitopenia

Produzidas a partir da medula óssea, as plaquetas são componentes essenciais do sangue para o processo de coagulação, facilitando a cicatrização de feridas e impedindo hemorragias. No entanto, existem diversas situações que podem causar a diminuição da quantidade das plaquetas circulantes no sangue, causando o que chamamos de trombocitopenia.

Sintomas

Devido a esta alteração, a coagulação sanguínea é prejudicada podendo assim causar hemorragias caracterizadas por sintomas como:

Manchas roxas ou avermelhadas na pele, como hematomas ou equimoses;

Sangramento nas gengivas;

Sangramento pelo nariz;

Urina com sangue;

Sangramento nas fezes;

Menstruação volumosa;

Feridas com sangramento de difícil controle.

Causas

Algumas condições podem fazer com que as plaquetas circulem por menos tempo no sangue, fazendo com que seu número diminua. Algumas das principais causas são:

- Infecções por vírus e bactérias: doenças virais como dengue, Zika, mononucleose e HIV, por exemplo, ou bacterianas, que afetam a sobrevivência das plaquetas devido a alterações na imunidade da pessoa;

- Uso de medicamentos: Heparina, Sulfa, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes e anti-hipertensivos;

- Doenças autoimunes: podem desenvolver reações que atacam e eliminam plaquetas, como lúpus, púrpura trombocitopênica imune e trombótica, síndrome hemolítica-urêmica e hipotireoidismo;

- Deficiência de ácido fólico ou vitamina B12: são vitaminas essenciais para a hematopoiese, que é o processo de formação dos componentes do sangue. Esta deficiência é comuns em veganos sem acompanhamento nutricional, pessoas desnutridas, alcoólatras e pessoas com doenças que causam sangramentos ocultos, como gástrico ou intestinal;

- Alterações na medula óssea: fazem com que seja diminuída a produção de plaquetas, o que pode acontecer poder diversos motivos, como a anemia aplásica ou mielodisplasia, infecções da medula óssea pelo HIV, vírus de Epstein-Barr e varicela, leucemia, linfoma, quimioterapia, radioterapia ou exposição à substâncias tóxicas como chumbo e alumínio;

- Alterações no funcionamento do baço: o baço pode eliminar uma quantidade de plaquetas saudáveis acima do desejável se estiver com seu tamanho aumentado, como acontece em casos de doenças como cirrose hepática, sarcoidose e amiloidose;

- Tratamento: após determinada a razão pela qual as plaquetas estão baixas, o tratamento será direcionado conforme orientação médica do clínico geral ou do hematologista, dependendo dos fatores causais e de sua gravidade. Dentre as terapêuticas empregadas, podemos destacar medidas para controle, uso de fármacos, e em casos muito graves, a transfusão de plaquetas ou cirurgias:

· Retirada de fatores causais como remédios, tratamento de doenças e infecções, ou redução do consumo de álcool;

· Uso de corticóides, esteroidais ou imunossupressores, quando é necessário tratar uma doença autoimune;

· Remoção cirúrgica do baço em casos severos causados pela função aumentada do baço;

· Filtração do sangue, chamada de troca de plasma ou plasmaférese, uma espécie de filtragem de uma parte do sangue que contém anticorpos e componentes que estão prejudicando o funcionamento da imunidade e da circulação sanguínea, indicada em doenças como trombocitopênica trombótica, síndrome hemolítica-urêmica, por exemplo.

· Quimioterapias ou transplante de medula óssea em casos de câncer, sendo tratamento especifico para cada tipo e gravidade da doença.

Cuidados com o paciente

Detectada a trombocitopenia no exame de sangue, é importante tomar alguns cuidados para diminuir o risco de sangramento, como evitar esforços intensos ou esportes de contato, evitar o consumo de álcool e não usar remédios que afetam a função das plaquetas ou aumentam o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios, anticoagulantes e ginkgo-biloba.

A alimentação deve ser bem equilibrada, rica em cereais, frutas, legumes, verduras e carnes magras, para auxiliar na formação do sangue e a recuperação do organismo.

A transfusão de plaquetas nem sempre será necessária, pois com os cuidados e o tratamento, a pessoa pode se recuperar e ter uma vida saudável.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.