Boas práticas de gestão laboratorial

Um laboratório de sucesso precisa além de uma boa estrutura, uma gestão de processos adequada para não comprometer o trabalho e o atendimento ao paciente. Algumas práticas são fundamentais e podem fazer toda a diferença na hora de entregar a qualidade que seu público procura.

Confira algumas dicas de boas práticas de gestão laboratorial que vão levar o seu negócio a um novo patamar.

PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS

Para que exista um fluxo eficiente de trabalho é preciso padronizar processos. O ideal é criar um padrão de operações para que os colaboradores executem as tarefas de maneira mais rápida sem dar margens para erros. Crie etapas ou um passo a passo para ser seguido desde o cadastro do paciente até a entrega de laudos.

Para isso, conte com sistemas de gestão que otimizam processos, use a tecnologia a seu favor, ela pode ser uma aliada fundamental nessa etapa de organização.

CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES

Contar com uma equipe de colaboradores, devidamente capacitada, é fundamental para que os processos sejam realizados dentro do padrão criado. Além disso, colaboradores que sabem atender com cuidado e atenção fazem toda a diferença na percepção de valor do paciente e na fidelização do mesmo.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

O atendimento humanizado vai além do diálogo atencioso com o público. Ele tem como foco a resolução de problemas de forma eficiente com respostas acolhedoras. Por isso, é importante oferecer um canal de comunicação para suporte e outras alternativas que busquem a satisfação de quem precisa de seus serviços.

FACILIDADE NOS AGENDAMENTOS E NOS RESULTADOS

A tecnologia está cada vez mais avançada, portanto, oferecer um serviço de agendamento on-line pode ser bastante eficiente. Adote um sistema de agendamento no qual o cliente consiga marcar e desmarcar os exames com agilidade.

Facilite também a entrega dos resultados. Quando o assunto é saúde todas as facilidades disponibilizadas se tornam um diferencial, possibilitar a entrega de resultados digitais é uma excelente alternativa.

LABORATÓRIO DE APOIO

São muitos os processos, as pessoas e os custos envolvidos para que o seu laboratório seja competitivo no mercado, por isso, contar com um laboratório de apoio pode ser uma excelente opção para entregar uma gama maior de exames e serviços com qualidade e agilidade. Não deixe de considerar essa parceria se o seu objetivo é satisfazer os pacientes.

Essas práticas podem transformar o seu negócio, se quiser saber mais em como tornar o seu laboratório uma referência, entre em contato conosco.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.