Como é o exame TSH e por que ele é importante?

A glândula Tireoide é indispensável para o funcionamento do corpo, ela regula as funções de órgãos importantes e produz hormônios essenciais. O exame que avalia possíveis disfunções na Tireoide é o TSH, e a partir desse diagnóstico é possível fazer o tratamento mais eficaz para cada caso.

Localizada na parte anterior do pescoço, a Tireoide, produz os hormônios T3 e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo, além de agir no cérebro, fígado e rins. Seu nível desregulado pode afetar a memória, o crescimento, o humor, a concentração e, também, o peso dos pacientes.

Quando a produção dos hormônios tireoidianos é insuficiente temos um quadro de Hipotireoidismo; quando os hormônios são produzidos em excesso a doença existente é o Hipertireoidismo. A diferença entre os dois desequilíbrios está não só nos sintomas e sinais que apresentam, mas, também, nas suas causas.

O diagnóstico preciso é feito com o exame TSH, o qual utiliza uma pequena amostra de sangue para ser analisada. Esse exame pode mostrar as possíveis causas e, também, se os tratamentos para estão surtindo o efeito. Em recém-nascidos o exame do pezinho pode detectar essas disfunções, e assim iniciar logo cedo o tratamento e garantir um crescimento saudável.

O TSH deve ser feito com recomendação médica. Além disso, é importante estar atento aos sintomas como: cansaço; queda de cabelo, depressão, ganho ou perda de peso, lapsos de memória, dores musculares frequentes, intestino preso e até mesmo colesterol alto. Inchaço na região do pescoço ou nódulos também podem indicar alterações na Tireoide, por isso fique atento.

O resultado do exame pode indicar o TSH elevado e os níveis de T4 baixo, esse é um sinal de que a Tireoide não está produzindo hormônio suficiente, ou seja, pode ser um caso de Hipotireoidismo. Você tem Hipertireoidismo quando os níveis de T4 e T3 estão mais elevados que o normal e o nível de TSH está menor que a referência. A partir desse diagnóstico o médico pode indicar o tratamento mais adequado.

Normalmente o exame TSH é solicitado para as pessoas a partir dos 40 anos de idade, mesmo que não haja um histórico de doença familiar. Ele pode ser pedido também somente para avaliar a função da tireoide como uma prevenção.

Preste atenção nos sinais de seu corpo e consulte um especialista. O laboratório Solução está preparado para estar sempre ao seu lado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.