Como funciona o cérebro humano

O principal órgão e centro do sistema nervoso é o cérebro, ele comanda todo o nosso corpo e por isso devemos cuidar muito bem dele. Ler é muito bom para exercitá-lo, mas ficar muito tempo parado pode ser prejudicial a sua saúde, por isso, exercícios físicos também são saudáveis quando falamos em cuidados com o cérebro. Além disso, a alimentação também influencia muito na saúde dele, por isso enriqueça o cardápio e venha aprender mais sobre o nosso órgão mais importante, isso também faz bem para ele.

O cérebro é um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo. Esse órgão constitui a maior parte do encéfalo, representando cerca de 80% da massa total dessa estrutura.

→ Funções do cérebro

O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.

→ Anatomia do cérebro

Pode ser dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito, os quais estão ligados pelo corpo caloso, estrutura constituída por fibras mielínicas. Um fato curioso sobre os hemisférios é que o lado esquerdo controla os movimentos do lado direto, e o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo.

Os hemisférios são divididos em quatro lobos cerebrais, que apresentam funções específicas. São eles: lobo frontal, temporal, parietal e occipital. Cada lobo recebe o nome de acordo com a localização em relação aos ossos do crânio.

No cérebro, é possível observar duas regiões bem distintas: uma região conhecida como substância cinzenta e outra conhecida como substância branca. A substância cinzenta apresenta corpos celulares de neurônios e pode ser vista mais externamente. Essa porção é conhecida como córtex cerebral e recebe os impulsos provenientes de vários locais para que sejam processados. Existem regiões do córtex especializadas em interpretar sensações, sons, odores, desenvolver pensamentos, guardar lembranças e controlar movimentos, por exemplo.

Mais internamente ao córtex está a substância branca, com coloração mais esbranquiçada que o córtex. Essa última região é formada por feixes de axônios mielinizados e, por isso, é esbranquiçada.

Externamente é possível notar que o cérebro apresenta-se cheio de sulcos, os quais delimitam giros ou circunvoluções cerebrais. Esses sulcos são formados pelas dobraduras que vão surgindo no córtex, que aumenta de maneira mais rápida que a substância branca. As protuberâncias formadas dessa forma recebem o nome de giros ou circunvoluções.

Os sulcos são importantes porque garantem um aumento do volume cerebral, e os sulcos muito profundos são chamados de fissuras. Entre essas fissuras, podemos citar a longitudinal, que garante a divisão do cérebro em dois hemisférios.

→ Curiosidades

● Você sabia que o hemisfério esquerdo possui mais neurônios que o direito?

● Você sabia que a velha história de que usamos apenas 10% do nosso cérebro é mito? Na realidade, usamos quase 100% de nosso cérebro;

● Você sabia que o cérebro consome cerca de 20% do nosso oxigênio?

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Fonte:

https://bit.ly/3bUCnlQ

https://bit.ly/3bQDRgS

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.