Como o sangue é composto

Repleto de muitos elementos, o sangue é essencial para o funcionamento de todos os órgãos do Corpo Humano. Mas você sabe qual a sua composição e o papel de cada elemento no organismo?

O sangue é composto por: Plasma, Hemácias, Leucócitos e Plaquetas.

Sua função é levar oxigênio, nutrientes e hormônios para todo o organismo.

E qual o papel de cada um?

PLASMA:

É a parte líquida do sangue, composta por água, sais minerais e proteínas. Representa 55% de todo o sangue no corpo humano.

As proteínas, albumina e imunoglobulinas são essenciais para a manutenção da pressão osmótica do sangue e na composição de anticorpos, hormônios, etc.

HEMÁCIAS:

Também recebem o nome de glóbulos vermelhos. São elas que dão a coloração vermelha ao sangue. Sua função é levar oxigênio para todo o nosso corpo, através da hemoglobina presente no interior das hemácias.

LEUCÓCITOS:

Chamados de glóbulos brancos, eles têm a função de defender o nosso organismo contra as infecções causadas por bactérias ou vírus que invadem nosso organismo.

PLAQUETAS:

Essenciais para a coagulação do sangue, sendo um agente fundamental de cura nos casos de ferimentos, com a liberação da enzima tromboplastina.

E então, gostou de conhecer como o nosso sangue é formado?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.