Dezembro Laranja - Um alerta à saúde da pele

Em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia iniciou um movimento para promover a importância do cuidado e do diagnóstico precoce da saúde da pele. Foi assim que nasceu o Dezembro Laranja.

Todo ano uma nova campanha é lançada pela instituição. Neste ano, o tema é alertar sobre os "Sinais do Câncer de Pele".

Essa iniciativa é de extrema importância pois o câncer de pele é o tipo de câncer com mais números no Brasil. São cerca de 180 mil novos casos a cada ano que, se descobertos no início, possuem mais de 90% de chances de cura. Esse número chama ainda mais atenção quando comparamos ele aos diversos casos: um em cada quatro pessoas com câncer possui o de pele.

Mas, o que é o câncer de pele?

Antes de conhecer os sinais, é preciso entender o que é o Câncer de Pele. O câncer acontece devido ao crescimento anormal das células da pele. Os tipos de Câncer de Pele são diferentes, e possuem manifestações distintas.

Entre os tipos podemos destacar:

Carcinoma Basocelular;

Carcinoma Espinocelular;

Mieloma.

O principal vilão desse câncer é a exposição excessiva ao sol, principalmente sem o uso de protetor solar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia ainda chama a atenção para o cuidado em dias nublados. Mesmo sem aparecer, o sol ainda pode causar danos à pele.

E quais são os sinais do câncer de pele?

Os sinais se manifestam de formas diferentes e devem ser verificados com frequência. Se você possui alguma desconfiança, o ideal é procurar o seu médico dermatologista o quanto antes.

Conheça os sinais:

Pinta ou mancha, com coloração acastanhada ou enegrecida;

Pápula ou nódulo avermelhado, cor de pele e perolado (brilhosos);

Ferida que não cicatriza.

Como é realizado o diagnóstico da doença?

O diagnóstico acontece por meio de uma biópsia, que segue os seguintes passos:

O médico dermatologista tirará uma pequena amostra da pele;

A amostra é enviada para um médico patologista (especialista em identificar patologias do organismo) para análise;

Com o resultado em mãos, o médico indica e inicia o melhor tratamento.

IMPORTANTE!

Contar com o auxílio de familiares é muito importante para a identificação de possíveis sinais na pele. Isso porque muitos deles podem estar “escondidos” em locais de difícil visualização, como nas costas e parte de trás das pernas.

Percebeu algum sinal?

Procure seu médico dermatologista o quanto antes.

Para o dia 15 de dezembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia está mobilizando mais de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários para um mutirão.

Em Santa Catarina, o atendimento acontecerá no Ambulatório de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí.

Visite o local e faça essa avaliação gratuita.

Sua saúde agradecerá!

fonte: https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.