Como economizar nas compras para o seu laboratório

Existem muitos recursos e estratégias disponíveis para ajudar os gestores de laboratórios no processo de compras dos insumos e encontrar as melhores ofertas em equipamentos e suprimentos. Algumas dicas úteis podem ser de grande valia para ajudar a diminuir o tempo gasto nas compras.

1. Necessidade de compra: avalie as necessidades de equipamentos para o laboratório com base no volume de trabalho atual e em serviços potenciais que podem ser oferecidos.

2. Faça o uso de ferramentas on-line para comparação de produtos e preços: no passado, gestores de laboratório desperdiçavam horas preciosas folheando catálogos de fornecedores ou navegando em várias janelas do navegador para encontrar produtos com preços competitivos. Hoje os guias de produtos segmentados nos ajudam muito.

3. Negocie com fornecedores: obter várias cotações de diferentes fornecedores, tanto para equipamentos quanto para suprimentos, e usar essas informações para conseguir melhores preços, descontos e brindes de fornecedores concorrentes é uma ótima estratégia.

4. Verifique se há condições diferenciadas para compras em grupos: a possibilidade de uma parceria com outro laboratório ou um grupo de compras pode gerar descontos adicionais no processo de compra.

5. Procure fornecedores alternativos: outra fonte de equipamentos para laboratórios a custos reduzidos são fornecedores que comercializam equipamentos usados e/ou em leilão. Se você estiver com um orçamento apertado, pode encontrar boas oportunidades aqui.

6. Verifique a real necessidade da compra: é preciso avaliar, seriamente, a necessidade da aquisição de um determinado produto, isso porque, em alguns casos pode acontecer que a frequência de uso não compense o gasto. Verifique com seus parceiros a possibilidade de uma compra coletiva e, caso a resposta a resposta seja positiva, façam uma escala de uso. Todos saem ganhando.

7. Faça um controle rigoroso de seus estoques: determine uma data, durante o mês, para que seja realizado um inventário. Faça a contagem do material, verifique a data de vencimento e coloque na frente sempre aqueles estão mais próximos do tempo limite, bem como os que se encontram com as embalagens abertas, para que se saiba a real necessidade de reposição.

8. Com relação aos equipamentos: determine uma data, durante o mês, para verificar se tudo está funcionando de forma correta. Faça manutenção preventiva dos equipamentos. Se você possui equipamentos reserva, estes precisam ser testados para que estejam sempre prontos para o uso, em caso de necessidade.

Gostou das dicas? Acompanhe nossos blogs.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.