Exames podem revelar como está sua Saúde Renal

#laboratoriosolucao #sc #itajaí #soluçãocentraldiagnóstica #doencarenal


Os rins são responsáveis por funções importantes em nosso organismo, como a produção de hormônios e a eliminação de toxinas do nosso corpo. Para avaliar a saúde desse órgão, existem exames simples e confiáveis que podem detectar doenças muitos antes de qualquer sintoma.


Grande parte das pessoas descobrem problemas renais quando a doença está em um estágio avançado, mas existem formas de dar uma atenção especial para esse órgão durante os exames de rotina, incluindo no check-up o exame de dosagem de creatinina.


À medida que os rins começam a perder as funções, os níveis de creatinina no sangue ficam elevados. Essa molécula é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins, em situações normais a creatinina aparece em níveis baixos por conta dessa eliminação constante.


É importante ressaltar que os níveis de creatina não são fixos, pois dependem da quantidade produzida pelas células. Pessoas com mais massa muscular apresentam níveis mais altos do que pessoas menos musculosas, mesmo que tenham a mesma função renal.


De forma geral, homens e jovens possuem creatinina mais elevada do que mulheres e aqueles que perdem massa quando envelhecem, como por exemplo os idosos. Por isso a dosagem da creatina precisa ser observada, indica-se verificar se as alterações persistem por três meses.


O exame é simples, pode ser feito com uma pequena amostra de sangue. Ele é altamente indicado para aqueles que possuem algum histórico de doença renal na família, bem como, para os hipertensos e os diabéticos.


O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir ou tratar os problemas antes de complicações irremediáveis, fique atento à sua saúde. Em caso de dúvida procure seu médico para investigar melhor e um laboratório de confiança para realizar seus exames.