Hormônios da felicidade

Sabe aquela sensação de pertencimento, euforia e bem-estar? Ela existe graças a alguns hormônios que são produzidos pelo nosso organismo em situações e momentos específicos. Que tal motivar seu corpo a se sentir cada vez mais feliz?

Os hormônios responsáveis pela felicidade também são conhecidos como “quarteto da felicidade” e são eles: dopamina, endorfina, serotonina e ocitocina. Eles estão sempre presentes em nosso corpo e quando se desequilibram o corpo pode reagir com insônia, mau humor, estresse e até mesmo com o ganho de peso ou depressão.

Cada um desses neurotransmissores possuem características próprias e podemos induzir nosso corpo a produzi-los, realizando atividades e se alimentando corretamente, confira como ativá-los em seu organismo.

Dopamina - é o hormônio responsável pela motivação e a vontade de alcançar objetivos, para estimular a produção dessa substância em seu organismo vale organizar e estabelecer suas metas, meditar, cuidar de si mesmo fazendo as coisas que gosta e vale até consumir chocolate.

Endorfina - essa é a substância que minimiza a dor e o estresse, tornando mais aceitáveis as situações que fogem do nosso controle. Você pode ativá-la dançando, cantando e socializando com outras pessoas.

Serotonina - ela é a grande responsável pela sensação de prazer e bem-estar. A ausência desse hormônio pode causar a depressão. Por isso, estimule seu organismo a produzi-la, fazendo atividades físicas, escutando música e relembrando bons momentos.

Ocitocina - promove a sensação de confiança e auxilia na criação de laços. Para estimular a produção dessa substância no seu corpo, abrace, beije, medite e seja generoso.

Como você pode ver, muitas ações para estimular o quarteto da felicidade são simples e fáceis de realizar. Seja qual for a sua escolha, não deixe de praticar a felicidade agora que você sabe como isso é possível.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.