Cuidados especiais com os Idosos no Verão

A estação mais quente do ano é um paraíso para jovens e crianças, principalmente aqueles que adoram aproveitar momentos na praia e piscina. #soluçãocentraldiagnóstica #sáude #idoso #medicinadiagnóstica

Em contrapartida, com os idosos, essa estação pode trazer muito desconforto e agravar alguns problemas de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, pessoas idosas passam por algumas mudanças no organismo, com a redução da sensação de sede, que podem levar a desidratação e hipertermia.

Neste artigo, selecionamos alguns cuidados essenciais que devem ser tomados com Idosos nessa estação:

- Consumir muita água, sendo no mínimo 2 litros por dia;

- Evitar sair em horários de sol forte e buscar abrigos com sombra e vento;

- Utilizar roupas leves e largas, bonés e óculos de sol;

- Evitar realizar grandes esforços físicos durante os horários de maior calor;

- Utilizar filtro solar e tomar banhos em temperaturas mais frias;

- Reduzir o consumo de cafeína, álcool e alimentos muito quentes durante a estação;

- Consumir alimentos leves com frequência, a cada 3 horas;

- Lavar e armazenar alimentos de forma correta, para evitar contaminações.

Além desses cuidados com o corpo, tem algo que deve ser levado em conta durante a estação: o cuidado com a mente. Muitos Idosos passam por momentos de solidão, principalmente quando não possuem mais seus parceiros. Neste Verão, crie programas que incluam os mais velhos como jogos em casa e passeios ao fim do ano. Assim corpo, mente e coração estarão preparados para essa estação.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.