Intoxicação Alimentar - cuidados e prevenção

Muito comum no Verão, a intoxicação alimentar é causada pelo consumo de água e alimentos contaminados, que pode trazer grandes prejuízos à saúde, principalmente de idosos e crianças. #soluçãocentraldiagnóstica #itajai #medicinadiagnóstica #alimentação

Muito comum no Verão, a intoxicação alimentar é causada pelo consumo de água e alimentos contaminados, que pode trazer grandes prejuízos à saúde, principalmente de idosos e crianças.

Causadas por vírus ou bactérias, más práticas que levam a intoxicação podem estar presentes em todas as etapas de preparação do alimento, desde a utilização de utensílios sujos, até a presença de moscas ou outros insetos. A falha na conservação e armazenamento também pode contaminar o alimento, levando a intoxicação. Por isso, não é recomendado o consumo de alimentos vendidos na rua, sem procedência e embalagem correta. As bactérias mais comuns que levam a intoxicação são:

Entre os sintomas da doença, estão presentes:

- Náusea;

- Vômito;

- Diarreia;

- Febre;

- Dor abdominal;

- Cólica;

- Mal-estar.

Em alguns casos, a intoxicação pode provocar perda de peso, queda de pressão e acelerar quadros de desidratação, já que o doente perde uma grande quantidade de líquidos. Veja abaixo alguns cuidados necessários para se livrar da doença:

- Lave bem os utensílios de cozinha, principalmente quando lidar com alimentos crus;

- Tome muita água;

- A higiene correta das mãos, também é um fator de contaminação.

- Evite consumir proteínas cruas e mal-passadas, principalmente miúdos de frango e ovo;

- Consuma apenas leite fervido e pasteurizado;

- Não consuma alimentos que estejam com aroma ou sabores diferentes;

- Lave muito bem as frutas e verduras;

- Não compre alimentos que você não conhece a procedência;

- Lave as mãos com frequência.

Gostou do conteúdo? Em nosso blog você encontra mais dicas sobre saúde e bem-estar

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.