Música faz bem à saúde

Você sabia que o hábito de escutar música pode ir além do lazer e se tornar uma excelente terapia? Dezenas de pesquisas revelam que ouvir música traz uma série de benefícios para a saúde, o corpo e a mente.

Diferentes estilos musicais despertam diferentes emoções e isso estimula várias respostas do corpo humano. A música pode auxiliar no alívio de dores, na melhora da memória e do humor, além de deixar o coração mais forte.

Alguns estudos certificam que escutar música pode ajudar na melhora da depressão, e o mecanismo é simples, quando você escuta uma canção que gosta, seu corpo libera endorfina, uma substância que traz a sensação de prazer e bem-estar.

Os benefícios da música vão além e são comparados aos da meditação, pois essa prática é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, diminuir os níveis de hormônios relacionados ao estresse como o cortisol.

As melodias ativam sistemas neuroquímicos e estruturas cerebrais associadas também à atenção e memória. E não para por aí, a música intensifica as capacidades linguísticas, o que pode ser essencial no tratamento de crianças com déficit de atenção, autismo ou dislexia.

Além disso, uma boa trilha sonora traz um gás a mais para quem quer fazer algum exercício físico, não é mesmo? Somos mais propensos a nos sentir motivados quando estamos embalados por algum ritmo.

Diante de tanta coisa boa que uma musiquinha pode lhe trazer, que tal preparar uma playlist especial e aproveitar ao máximo seu dia?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.