O que são doenças silenciosas?

Muitas doenças se instalam em nosso corpo e não apresentam sinais aparentes, algumas vezes os sintomas são leves ou pouco específicos, como por exemplo, um cansaço ou um mal-estar. E o que acontece frequentemente é que quando essas doenças são descobertas podem já estar em um quadro avançado.

Na medida em que as ferramentas na área da saúde avançam, cresce as maneiras de diagnosticar as doenças silenciosas. Muitos exames laboratoriais podem auxiliar nessa descoberta e prevenir complicações, por isso vale reforçar a importância de fazer exames pelo menos uma vez ao ano.

Conheça algumas doenças silenciosas e quais exames podem diagnosticá-las.

Colesterol Alto: uma das doenças silenciosas mais comuns, acontecem quando os níveis de LDH (colesterol ruim) estão altos no sangue, muitas vezes só se percebe a doença quando há um infarto ou um derrame. O exame indicado para esse diagnóstico é o exame de colesterol total, que mede o nível de colesterol no sangue.

Diabetes: doença com grande incidência entre a população, e pode passar anos despercebida. Ela é causada pelo aumento da glicemia no sangue que vai lesando vasos e nervos, causando problemas mais sérios conforme sua evolução. Um simples exame de glicemia, feito em jejum, pode diagnosticar esse mal.

Anemia: ocorre por falta de nutrientes no corpo como ferro ou vitamina B12, ou quando as células vermelhas do sangue, que transportam oxigênio, estão em baixa quantidade. A única maneira de descobrir a anemia é com um hemograma completo, pois os sintomas não são suficientes para o diagnóstico.

Viu só? Nem toda doença está relacionada a sintomas como febre e dores, por isso fique atento. Em caso de dúvida procure seu médico para investigar melhor e um laboratório de confiança para realizar seus exames.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.