O que são testes genéticos?

Os testes genéticos são exames que podem mapear seus genes e identificar possíveis mutações, essas informações podem ser úteis na prevenção de doenças ou para a escolha de um tratamento mais eficaz.

Nem todas as pessoas precisam realizar esses exames, eles geralmente são indicados para aqueles que já tiveram algum tipo de câncer ou quem possuem um histórico familiar repetitivo, para verificar se a mutação é uma herança genética.

Cada tipo de exame possui uma finalidade, os genes observados são bem específicos para cada caso. Como por exemplo, em um teste genético pré-natal, será avaliado se o bebê sofreu alguma anomalia genética. Existem outros exames que verificam doenças genéticas em embriões, testes que estimam riscos de transmitir doenças, testes para estimar o risco de adquirir uma doença futura ou até mesmo os testes que confirmam a suspeita de doenças genéticas.

O assunto ainda é delicado, e os resultados podem abalar o bem-estar físico e emocional. Por isso é importante ressaltar a necessidade de um aconselhamento genético, ou seja, um acompanhamento especializado que poderá interpretar as estimativas dos resultados de forma profissional.

O nosso DNA guarda uma infinidade de códigos e a tradução de alguns deles pode nos ajudar a fazer um planejamento familiar ou diminuir incertezas. Vale lembrar que os testes genéticos trazem probabilidades e não um diagnóstico 100% conclusivo. Portanto, mesmo com tantos avanços tecnológicos, os exames periódicos e a mudança de hábitos para uma vida mais saudável continuam sendo fundamentais para vivermos melhor.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.