Os "Fab Four" da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

#soluçãocentraldiagnóstica #itajaí #sc #saúde #laboratório #felicidade #alegria #cerebro #serotonina #dopamina




Felicidade: sentimento que é tema corriqueiro, abordado por artistas das mais variadas vertentes, filósofos e pensadores ao longo dos séculos, é tantos processos biológicos do nosso organismo.


Na esteira da ciência, não importa qual o motivo da felicidade, mas sim o que acontece nas entranhas do corpo quando este estado de alegria acontece.


Quatro substâncias presentes no organismo estão diretamente ligadas à felicidade: os hormônios endorfina e oxitocina e os mediadores químicos serotonina e dopamina; quando liberadas pelo cérebro elas causam a sensação de bem-estar.


Mas, você sabia que pode ativar estas substâncias para desfrutar de seus benefícios?

1. Endorfinas: para elevar os níveis deste opiáceo natural e se deleitar com a euforia que ela causa, podemos optar pela ingestão de alimentos picantes, assistir a filmes tristes, dançar e cantar.

2. Serotonina: recordar momentos felizes vendo uma foto antiga ou conversando com um amigo ajuda a liberar esta substância que atua no combate à depressão. Tomar sol e fazer exercícios aeróbicos também são maneiras de liberar este mediador.

3. Dopamina: Conhecida como a “mediadora do prazer” por estar ligada a sentimentos como amor e paixão, influencia na verdade, na motivação e na relação de custo-benefício das nossas atividades do dia-a-dia. Quando definimos metas de curto prazo liberamos esse neurotransmissor ao atingi-las.

4. Oxitocina: Ligado aos vínculos emocionais que criamos ao longo da vida, é considerada de suma importância para a construção da confiança nos relacionamentos. Dar um abraço ou trocar presentes são duas ótimas maneiras de liberar este hormônio.

Fique ciente de que sua felicidade está diretamente ligada à sua saúde. Procure seu médico e faça uma avaliação geral e, principalmente, solicite os testes relativos aos hormônios.

Seja Feliz!

 Av. Ver. Abrahão J. Francisco, 2300 - Sala 01 - Itajaí - SC  |  (47) 3248-2880 

Criado e Desenvolvido por VOHAUS

  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn