Para que serve o Hemograma?

#solucaocentraldiagnostica #examelaboratorial #laboratorio #saude #sc #hemograma


Você sabia que o hemograma é um exame capaz de revelar como está a saúde de forma geral? Por isso, ele é um dos mais conhecidos e pedidos pelos médicos.

O sangue é formado por várias substâncias e algumas doenças, como infecções, anemia ou alergias, podem desordenar essa composição de elementos. Quando isso ocorre o hemograma pode detectar essas enfermidades. Esse exame avalia a quantidade e a qualidade das principais células do sangue, sendo elas:

· Hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, transportam oxigênio e nutrientes para o corpo.

· Leucócitos, ou glóbulos brancos, que atuam como defesa no nosso sistema imune.

· Plaquetas que são produzidas pela medula óssea e responsáveis pela coagulação do sangue.

O aumento ou a diminuição dessas células podem confirmar ou indagar um diagnóstico, trazendo informações importantíssimas para o paciente. Por isso, o hemograma é solicitado antes de cirurgias, como exame de rotina ou mesmo para saber se o organismo está reagindo bem ou não a um tratamento.

Aquela picadinha na veia do braço é rápida, e atualmente o jejum não é mais uma exigência para a preparação, apenas se for solicitado junto com outros exames como por exemplo, o de glicemia.

Alguns médicos indicam ao paciente que não faça exercícios físicos ou tomem bebidas alcoólicas nas 48h que antecedem o exame, para minimizar possíveis alterações no resultado.

Quando fazer?

De forma geral pode ser feito uma vez ao ano para avaliar a saúde como um todo em um check up de rotina, tanto nos adultos como nas crianças. Porém, algumas situações trazem sinais de que algo precisa ser tratado como por exemplo:

· cansaço excessivo ou sensação de fraqueza,

· sangramento de gengivas ou nariz,

· doenças infecciosas ou inflamatórias.

Seu médico pode indicar com que frequência você deve realizar o hemograma, por isso é importante criar o hábito de consultar o médico periodicamente e manter a saúde sempre em dia.

Como é o resultado?

Os dados são interpretados de acordo com valores-padrão de referência. Por isso, um controle rigoroso da qualidade da análise é essencial para garantir o diagnóstico correto.

Uma alta quantidade de hemácias pode indicar viscosidade do sangue, já a baixa concentração dessas células pode ser anemia. Um número alto de leucócitos indica infecções bacterianas, e alterações nas plaquetas podem mostrar risco de trombose.

Viu só como um exame é capaz de revelar muito sobre o que acontece em nosso corpo? Prezar pela qualidade dos exames laboratoriais é um compromisso que o Solução Central Diagnóstica assume com grande responsabilidade.

Agora que você sabe mais sobre o hemograma, converse com seu médico e faça sempre os exames recomendados, esse é o melhor caminho para viver com mais saúde.

 Av. Ver. Abrahão J. Francisco, 2300 - Sala 01 - Itajaí - SC  |  (47) 3248-2880 

Criado e Desenvolvido por VOHAUS

  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn