Porque você deve saber seu tipo sanguíneo?

Qual é o seu tipo sanguíneo? Infelizmente muitas pessoas não sabem dar uma resposta para essa pergunta. Muitos nunca fizeram um exame simples, que pode trazer essa informação essencial para momentos de emergência.

Quando o sistema imunológico reconhece que algo estranho invadiu o corpo, ele começa a produzir anticorpos. Essa substância protetora vai defender o organismo, combatendo bactérias e vírus.

Isso significa que em situações que exigem transfusão sanguínea, saber o tipo sanguíneo é fundamental. Os anticorpos atacam tudo o que não deveria estar no sangue, por isso é preciso certificar que o antígeno não seja atacado.

Para entender melhor esse cenário vamos conhecer quais são os tipos de sangue que existem.

Sangue tipo A

Esse tipo é um dos mais comuns entre as pessoas. Ele é considerado como “anti-B” porque contem anticorpos contra o sangue do tipo B. Isso significa que pessoas com esse tipo sanguíneo só podem ser doadores para quem possui sangue “A” ou “AB”.

Sangue tipo B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”.

Sangue tipo AB

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo.

Sangue tipo O

Esse grupo é o mais comum entre as pessoas, ele possui anticorpos anti-A e anti-B. Por conta disso, só podem receber sangue do tipo “O”. Porém é doador para todos os outros tipos.

O sistema ABO, também classifica o sangue pelo fator RH. Ele indica a presença de um antígeno nas hemácias, existe o Rh positivo e o negativo e a classificação é a seguinte:

Sangue fator Rh+

Podem receber sangue de pessoas com fator Rh+ e Rh-

Só doam sangue para pessoas com fator Rh+

Sangue fator Rh-

Podem doar sangue para pessoas com fator Rh+ e Rh-

Só recebem sangue de pessoas com fator Rh-

Além de facilitar o atendimento em situações de risco, essas informações são essenciais para doações de sangue, transfusões ou até mesmo gestações quando o sangue do bebê é incompatível com o da mãe. Por isso, comente com seus familiares e amigos sobre seu tipo sanguíneo, isso pode ajudar caso precisem responder alguma emergência sobre sua saúde. Saber qual é seu tipo sanguíneo evita incompatibilidades e reações imunológicas negativas e isso pode salvar vidas.

Para descobrir seu tipo sanguíneo é feita a tipagem sanguínea, um exame laboratorial de coleta e análise de uma amostra. Um exame de sangue simples, mas vale sempre lembrar que deve ser feito em um laboratório de confiança.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.