Preciso de suplemento vitamínico?

Todos os dias precisamos ingerir quantidades adequadas de vitaminas e minerais para garantir o funcionamento correto do organismo. Por isso, algumas pessoas recorrem aos suplementos que, apesar de parecerem inofensivos nas prateleiras das farmácias, podem colocar a saúde em risco.

Muitos dos nutrientes essenciais para nosso corpo podem ser encontrados nos alimentos que consumimos ao longo do dia. Uma alimentação equilibrada e um sistema digestivo eficiente podem garantir todas as vitaminas que precisamos.

Existem casos em que as refeições diárias não suprem essas necessidades, quando por exemplo, há algum problema digestivo, alergia alimentar ou até mesmo dietas restritivas. Portanto, nessas situações pode ser necessária a suplementação vitamínica.

As substâncias são absorvidas de formas diferentes pelo organismo, por isso, tomar o suplemento da forma incorreta pode torná-lo ineficaz. Além disso, dependendo da fase da vida em que estamos temos diferentes necessidades nutricionais, como por exemplo, na infância ou terceira idade e até mesmo em fases específicas como uma gravidez. Por isso, o ideal é fazer um exame específico e ter acompanhamento médico.

Existem dois grupos de vitaminas: hidrossolúveis (dissolvem em água) e lipossolúveis (dissolvem na gordura). Quando ingeridas em excesso, principalmente as lipossolúveis, que são as vitaminas A, D, E e K, podem impregnar no tecido adiposo e levar a um quadro de intoxicação vitamínica. Os efeitos colaterais mais comuns são diarreia, problemas nos rins e no fígado.

Portanto é preciso saber o que está consumindo e se realmente é necessário para o seu corpo. Como o próprio nome sugere, a suplementação é um “extra”, um complemento em casos específicos. Ou seja, aquela vitamina que seu amigo toma, pode não fazer bem para você, fique atento.

A melhor maneira de se manter saudável é apostar em uma alimentação equilibrada somada aos exercícios físicos. Vale a pena apostar em uma reeducação alimentar, e acompanhamento profissional para manter a saúde em dia.

O Laboratório Solução oferece diversos exames para identificar as deficiências vitamínicas do organismo. Conte conosco e comece a cuidar da sua saúde hoje mesmo.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.