Reumatologistas trazem estratégias para evitar dores no corpo durante as alterações de temperatura

Reumatologistas trazem estratégias para evitar intensas dores no corpo durante o inverno.

Quem sofre com artrite, artrose, lúpus, esclerose sistêmica e fibromialgia estão entre as pessoas que mais sofrem quando as temperaturas caem.

O inverno chega e traz dores e incômodos ósseos, articulares e musculares. O ambiente frio aumenta a sensibilidade e percepção dolorosa, mas a ciência ainda não consegue explicar o porquê das dores ficarem mais agudas nessa época do ano.

De acordo com especialistas, existem poucos estudos sobre o impacto do frio no nosso organismo e suas consequências fisiológicas. Mas é sabido que o frio provoca constrição vascular e prejudica a circulação sanguínea. Essa pode ser uma possível causa da maior sensibilidade à dor no inverno. Isso, somado a busca de aquecimento pelo organismo, tende a se contrair fazendo com que algumas regiões fiquem mais doloridas. Já nas articulações, o líquido sinovial fica mais espesso por causa do frio e isso prejudica os movimentos, gerando mais incômodo.

Além desses fatores, não podemos esquecer que durante o inverno, muitas pessoas se sentem desestimuladas a fazerem exercícios, o que é fundamental para o paciente reumático.

Exercícios aeróbicos melhoram a qualidade do sono e diminuem a sensibilidade do corpo, mas os especialistas dão dicas para se exercitar e evitar o aumento da dor no frio:

● Procure um aquecedor para evitar as dores noturnas, enquanto dorme.

● Bolsas de água quente podem trazer algum alívio imediato para dores musculares.

● Procure se exercitar para manter a atividade física em dia.

● Alongue-se sempre que possível para que a 'vontade de ficar na cama' seja deixada para traz e, ainda por cima, evitar a contração dos músculos, contribuindo para o melhoramento das articulações.

● Tome sol. Os pacientes que sofrem com osteoporose podem ter dificuldades para metabolizar o cálcio por causa da ausência de luz solar.

● Preste atenção na sua dieta e busque manter o equilíbrio sempre.

Fonte: https://bit.ly/2SjMwRx

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.