Saiba como solicitar seu teste para diagnóstico da Covid-19

Desde meados de Março de 2020, o número de casos confirmados, suspeitos e de óbitos por Covid-19 têm aumentado exponencialmente. A adoção de medidas preventivas como o distanciamento social, higiene das mãos com álcool gel e o uso de máscara têm sido um grande diferencial para minimizar o contágio e a proliferação do coronavírus.

Neste cenário, o diagnóstico correto da COVID-19 torna-se fundamental. Assim sendo, o profissional de saúde deve realizar uma avaliação para identificar a presença de critérios clínicos como histórico de contato e sintomas respiratórios, bem como solicitar o exame laboratorial mais adequado para cada fase da doença. Estes exames, comumente chamados de testes, podem usar como amostra sangue, soro ou secreções coletadas das vias respiratórias (nasofaringe e orofaringe).

Dentre aqueles aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) temos duas opções disponíveis atualmente:

• Teste RT-PCR: Detecta fragmentos do material genético (RNA) viral, podendo identificar o vírus no início da infecção; tem maior sensibilidade entre o 4º e o 6º dia do início dos sintomas e pode detectar se a pessoa está doente no momento da realização do exame, não detectando, porém, contágios passados; utiliza secreções da nasofaringe e orofaringe.

• Testes sorológicos para a identificação de anticorpos IgG e IgM: Detecta anticorpos IgM e IgG produzidos pelo próprio organismo do paciente em resposta à infecção a partir do 7º dia do início dos sintomas, fazendo o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. Nesta categoria encontramos testes realizados em equipamentos laboratoriais automatizados e os testes rápidos, dispositivos manuais de uso profissional, que não necessitam de outros equipamentos de apoio e que conseguem dar resultados em um período entre 10 e 30 minutos.

Para solicitar seu exame, o paciente deve inicialmente procurar um médico de qualquer especialidade para validar o quadro clínico característico que possa indicar a presença da infecção. O médico por sua vez emitirá uma solicitação com carimbo e assinatura para que o paciente possa realizar o teste no laboratório. Nas consultas feitas por telemedicina as solicitações serão aceitas mediante envio pelo correio ou validação usando certificado digital.

Caso esteja apresentando sintomas, procure um médico particular ou da rede credenciada de seu convênio para solicitar seu exame. Com o pedido em mãos, agende seu teste conosco neste WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise.